Bandidos estão aplicando Golpes em perícias médicas do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.

Devido ao excesso de demanda provocado pela necessidade de reagendamentos e informações após a retomada parcial do trabalho em agências, o órgão fará reagendamentos automáticos, especialmente de perícias médicas, e avisará ao segurado por meio de ligações.

O segurado, no entanto, deve ficar alerta, pois o INSS não pede dados pessoais, bancários nem sobre benefícios. O instituto já tem essas informações em seus sistemas. Portanto, qualquer tentativa de terceiros de obter esses dados pode ser um golpe.

O INSS ligará para todos os segurados que tenham cadastros atualizados, informando sobre a remarcação. Aqueles que não receberem a ligação não estão com telefone atualizado nos cadastros do INSS e devem, portanto, procurar o INSS para fazer o agendamento.

Devem receber ligações os segurados que haviam feito um agendamento, mas não tiveram os exames realizados.

Confira os cuidados para evitar golpes

O INSS alerta que estelionatários tentam se passar por servidores federais para aplicar golpes contra segurados. Veja os cuidados

  • Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm recebido ligações de pessoas que se passam por atendentes da Central 135, nas quais os golpistas solicitam dados pessoais ou número do benefício.

  • Caso isso aconteça, não confirme. O INSS, quando entra em contato com o cidadão, não pede este tipo de informação.

  • Para fazer o reagendamento do serviço, o atendente irá confirmar somente o nome completo do segurado.

  • O atendente não vai solicitar dados bancários ou informações do benefício como valor de aposentadorias e pensões, por exemplo.

 

  • Se pedir para falar com o segurado e a pessoa disser que não é ou desconhece, o 135 encerra a ligação.

 

  • Ao entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135 ou SMS, o INSS dará as orientações sobre como proceder para o envio de documentação. O segurado será informado da pendência no requerimento para poder fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site aplicativo).

 

  • Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar e contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

*Com informações, Mixvale

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