Aposentadoria proporcional

Para chegar no equilíbrio das contas previdenciárias, o rearranjo pode trazer de volta a aposentadoria proporcional – que é a concessão de benefício para atender os trabalhadores que completaram 25 anos de contribuição, mas que não atingiram a idade mínima, 65 anos de idade (com dificuldades para retornar ao mercado de trabalho). Especialistas ouvidos pelo jornal Valor Econômico acreditam que essa pode ser uma possibilidade a ser apresentada pelo governo.

Com a mudança na linha da expectativa de vida do brasileiro, a equipe econômica prevê mudanças no cálculo da concessão das aposentadorias, como a fixação da idade mínima em 65 para homens e mulheres, além da unificação dos regimes de Previdência – para a manutenção saudável do sistema previdenciário.

Outro ponto que deverá ser abordado na reforma será a aposentadoria rural. Hoje a concessão de benefício rural é o principal responsável pelo déficit nas contas. E segundo traz a edição do jornal acima citado, o governo pensa em criar uma contribuição mínima para o produtor rural e retirar a isenção de contribuição previdenciária das empresas exportadoras.

 

Previdência Social