Aposentado continua na ativa, segundo estudo

O livro “Política Nacional do Idoso, Velhas e Novas Questões”, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), neste mês, mostra que entre os idosos com 60 anos ou mais, 51,6% dos homens aposentados e 55,5% das mulheres aposentadas seguem na ativa.

De acordo com o estudo, o principal motivo para o trabalhador continuar na ativa, é a necessidade de complementar a renda. Para 47% dos aposentados que trabalham, o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é suficiente para pagar as contas.

O estudo mostra ainda que em 25 anos o número total de benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) aumentou, tendo passado de 9,9 milhões em 1988 para 21,6 milhões em 2013. Esse crescimento pode ser explicado pela expansão da cobertura previdenciária e pelo envelhecimento da população.

No conjunto de benefícios pagos, dois terços são devidos ao pagamento de aposentadorias. As pensões por morte que respondiam quase um terço dos benefícios pagos em 1988, passaram a representar 26,4% em 2013.

Já os benefícios assistenciais tiveram a sua participação relativa diminuída e aumentada ao longo do período. Atingiram em 2013 em torno de 7%.

O livro organizado por Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano e Karla Cristina Giacomin, apresenta outros temas, entre eles: O direito ao trabalho, a preparação e a conquista da aposentadoria; a Previdência Social brasileira; envelhecer no contexto rural: a vida depois do aposento; o sistema de garantia de direitos sob a ótica da advocacia e outros.  

Para mais informações acesse:
http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Pol%C3%ADtica-Nacional-do-Idoso-velhas-e-novas-quest%C3%B5es-IPEA.pdf  

Previdência Social