Anasps visita nova diretoria da Geap a fim de estreitar parcerias

O encontro permitiu a discussão de temas importantes para a operadora de saúde
Byanca Guariz

 

Os dirigentes da Anasps fizeram a 1ª visita formal ao novo diretor-executivo da Geap – Autogestão em Saúde, Ricardo Marques Figueiredo. Foi quase uma hora de troca de experiências, entre o novo diretor (empossado há três semanas), o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, o vice-presidente da Anasps, Paulo César Régis de Souza, o conselheiro e representante da Anasps na Geap, Ricardo Manoel Lessa.

Fotos: Vitória Morgan, Ascom – Anasps

 

O encontro teve como foco estreitar os laços com o novo corpo da operadora, além de encontrar soluções a fim de dar continuidade na construção sólida de uma política previdenciária. A Anasps que é a maior entidade de classe de país (50 mil associados), se colocou à disposição da Geap para possíveis e futuras parcerias.

“Essa é a nossa primeira visita formal e estamos colocando a entidade a disposição. Queremos estabelecer novas relações e ajudar no que for preciso para garantir a melhoria para os servidores”, disse Alexandre Barreto Lisboa, presidente da Anasps.

Para Alexandre, a gestão da Geap no aspecto de atendimento ao associado é excelente. “Nós queremos que continue funcionando bem. O que a nossa entidade puder colaborar, vamos fazer. A nossa preocupação é que a qualidade do atendimento nunca caia”, completou.  

Na ocasião, assuntos referentes as metas, novos mecanismos e o que precisa ser revisto pela operadora, foram discutidos com muita preocupação. O problema que a operadora enfrenta não é recente. A Geap já sofreu intervenções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por apresentar rombo nas contas.

Segundo o diretor-executivo, Ricardo Marques, a Geap está realizando uma gestão com o foco na transparência, tudo dentro do regulamento. “Precisamos trabalhar de acordo com o que podemos. Dentro do limite das nossas possibilidades. Não podemos fazer “graça”, pois, não temos orçamento para isso. Estamos trabalhando de forma transparente”, afirmou.

Outro tema colocado na reunião foi a revisão de contratos como os de home care, e outras alternativas para buscar mais vidas.  Além desses pontos, a pauta tratou ainda da redução de 5% da rede credenciada. A Anasps manifestou sua preocupação e cobrou respostas sobre o que deve ser feito com essa rede.

Ocupante da cadeira de diretor de Saúde, Luiz Sávio Brandão, detalhou como deve funcionar essa medida a ser adotada. “Vamos redimensionar para melhor atender os nossos beneficiários. O CONAD estipulou que para que o aumento de 9,76% fosse implantado, haveria uma necessidade de corte em custos assistenciais e administrativos”, declarou.  

Maria Aparecida Alves Silva, assessora de Produtos e Clientes, pontuou que a operadora está buscando alternativas para a criação de planos que atendam as necessidades de cada servidor.

“A gente está procurando meios de realizar o corte de gastos. A redução de beneficiários é uma preocupação diária. Estamos pensando em criar planos alternativos, mais acessíveis aos nossos servidores, com o foco de atender cada necessidade”, disse.

Fotos: Vitória Morgan, Ascom – Anasps

 

Participantes

Servidores da casa e que hoje fazem parte da nova diretoria também estiveram presentes, entre eles, o diretor de Saúde da Geap, Luiz Sávio Brandão, diretor de Controle de Qualidade Interino, Renato Alves Cunha (interino).

 

Números

A Geap, empresa sem fins lucrativos que há 70 anos administra planos de saúde para o servidor público, hoje, conta com 432 mil vidas, mas já teve mais de 700 mil.

Números oficiais divulgados pela entidade revelam que atualmente existem 520 vidas com mais de 100 anos e 51% da carteira com mais de 59 anos.

 

Novo diretor-executivo

Ricardo Marques Figueiredo nascido no Rio de Janeiro, é graduado em Administração e Logística pela Academia Militar das Agulhas Negras (1981) e Mestre em Administração pela Escola de Comando e Estado – Maior do Exército (2003).  

 

Previdência Social