A razão pela qual as pessoas idosas têm menos febre

No processo de envelhecimento, a temperatura média corporal chega a cair em 1ºC se comparado a adolescentes e adultos. Por essa razão, é mais difícil detectar o aumento da temperatura corporal em pessoas mais idosas, o que pode dificultar no diagnóstico de determinadas doenças.

Segundo os médicos, há três razões para explicar a queda de temperatura corporal entre pessoas idosas: a redução do metabolismo, o que faz com que o sistema nervoso retenha menos calor; a tendência dessa faixa etária em ser acometida a doenças que afetem a regulação da temperatura, como diabetes, sarcopenia, entre outros; e a própria dificuldade em medir a temperatura nos pacientes de idade mais elevada.

Por conta disso, é importante prestar atenção em outros sinais que possam indicar doenças, como prostração, alteração de equilíbrio, tombos com frequência, confusão mental, entre outros. No caso das pessoas idosas com maiores fragilidade, pequenas mudanças na pressão arterial ou nos batimentos cardíacos também podem ser sinais de alerta importantes.

Com informações da BBC Brasil.

Previdência Social