11% dos trabalhadores fizeram home office em 2020

Estudo do Ipea mostra que mulheres, mulheres, brancos e profissionais de nível superior foram a maioria no home office

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), revela que o grupo de brasileiros que trabalhou de forma remota entre os meses de maio e novembro de 2020, chegou a 8,2 milhões de pessoas, apenas 11% dos 74 milhões de profissionais que continuaram a trabalhar durante a pandemia de covid-19. 

Pelo estudo, mulheres (56%), brancos (65,6%) e profissionais de nível superior (74,6%) foram a maioria dos trabalhadores em home office.

Os 74 milhões de trabalhadores citados pelo Ipea são a parte dos 83 milhões de brasileiros que tinham uma ocupação nesse período e continuaram trabalhando.

A pesquisa do Ipea tem como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao período de maio a novembro e coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19).

O estudo do IBGE mostra que o perfil da população em trabalho remoto diverge da composição da população brasileira, que é formada por 51,1% de mulheres, 54,7% de pretos ou pardos e 13,1% de pessoas com nível superior.

*Informações, Agência Brasil

Previdência Social