Últimos dias para a realização da prova de vida

Fique atento ao prazo. A falta de comprovação interrompe o pagamento do benefício

Atenção! O prazo para o recadastramento anual e a comprovação de vida para todos os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal, termina na quinta-feira (30). É importante lembrar que, a atualização é essencial para o pagamento mensal do benefício. A prova de vida voltou a ser exigida em 1º de julho de 2021.

Como realizar a comprovação:

– A Prova de Vida anual dos servidores públicos aposentados, dos pensionistas e dos anistiados políticos que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) pode ser feito em qualquer agência da instituição bancária onde lhe é pago o provento ou benefício, mediante comparecimento pessoal, portando documento oficial de identificação com foto e CPF (exemplos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação).

– Outra forma de realização é via aplicativo mobile, que é o que chamamos de Prova de Vida Digital! Os beneficiários da Prova de Vida que tem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizam a validação facial no aplicativo gov.br. Caso não tenham biometria facial cadastrada, deverão realizar a Prova de Vida no banco, conforme citado no parágrafo anterior.

– Os beneficiários poderão também consultar a situação da Prova de Vida pelo aplicativo SouGov.br, assim como obter o comprovante da sua realização, independente do canal que tenha realizado, podendo também receber notificações para lembrar do momento em que anualmente deverá realizar esta ação.

*Fonte: Portal do Servidor.gov.br

Previdência Social