Trocar o consignado do INSS pode diminuir juros do empréstimo

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm contratos de crédito consignado podem conseguir juros menores caso escolham pela portabilidade, modalidade criada pelo Banco Central em 2013. A transferência da dívida para outra instituição pode ser benéfica, já que possibilita mudar um contrato mais caro por outro mais barato. Mas é necessário dedicar atenção especial aos detalhes e tomar cuidado com golpes.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, que consultou Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, o consignado é uma das modalidades de crédito com juros mais baixos, porque o desconto das parcelas direto na fonte de renda dá maior segurança ao banco.

O site do Banco Central mostra a lista das taxas cobradas pelas instituições, mas é importante também, verificar outros bancos. Individualmente, eles podem oferecer condições mais vantajosas.

De acordo com o INSS, a taxa de juros máxima atual é de 2,14% ao mês nas operações de empréstimos consignados e de 3,06% ao mês no cartão de crédito consignado.

Os que desejam fazer a portabilidade devem saber qual o valor das parcelas, quantas ainda faltam, as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET). O CET deve incluir não apenas a taxa de juros, mas tarifas e outros encargos cobrados do cliente, como seguros, por exemplo.

*Com informações do portal de notícias Folha de São Paulo.

Previdência Social