Trabalhadores têm um mês para sacar o PIS/Pasep

O Ministério do Trabalho informou que os trabalhadores têm apenas um mês, para sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2014. O prazo final é 30 de dezembro. Após essa data o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Segundo o Ministério, mais de 928 mil pessoas ainda não realizaram o saque, que corresponde a um salário mínimo (R$ 880). A maior parte dos trabalhadores que ainda não sacaram o abono de 2014 está nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, sendo que quase um terço é do estado de São Paulo (354,19 mil). Em seguida, vêm os estados do Rio de Janeiro (83,98 mil), Rio Grande do Sul (70,28 mil); Santa Catarina (61,57 mil) e Minas Gerais (59,83 mil).

Tem direito ao abono quem estava inscrito em um dos programas há pelo menos cinco anos; trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono através da página: http://trabalho.gov.br/abono-salarial. Ou entrar em contato com a Central de Atendimento Alô Trabalho pelo número 158, que também tem informações sobre o benefício.

Previdência Social