Trabalhadores são resgatados no Centro do Rio de Janeiro

Dez trabalhadores que estavam submetidos a condições degradantes foram resgatados por auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro (SRT-RJ) na última semana. Os trabalhadores estavam alojados de formar irregular e em condições desumanas na sobreloja de um imóvel comercial no Rio de Janeiro.

O local, composto de três níveis, todos acessados por escadas, estava em péssimo estado de conservação. Sendo que em cada nível havia trabalhadores acomodados em camas ou em redes, muitos deles confinados em cubículos limitados por divisórias improvisadas.

O estabelecimento foi interditado pela fiscalização. No alojamento havia infiltrações e goteiras por toda parte, inclusive sobre as camas e redes que os trabalhadores dormiam.

Os trabalhadores, naturais de municípios cearenses, foram retirados do local no mesmo dia da fiscalização e transferidos para um hotel, à custa do empregador. As verbas rescisórias quitadas proporcionalmente aos respectivos períodos de vínculo empregatício e às particularidades de cada contrato totalizaram R$ 29.673,25 de valor líquido. O grupo foi inserido em programas de capacitação e inserção profissional promovido pela equipe da Cáritas — Ação Integrada.

Previdência Social