Trabalhadores são resgatados em obras na Bahia

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas de escravidão, por auditores fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Camaçari (BA). Os trabalhadores foram encontrados em obras de construção de uma loja de calçados sob responsabilidade da empresa Projecamp Engenharia LTDA.

A fiscalização constatou que os trabalhadores estavam alojados no próprio canteiro de obra, que não possuía instalações sanitárias. Segundo informações divulgadas no portal do Ministério do Trabalho, os trabalhadores dormiam em colchonetes colocados sobre papelão; não havia camas, cobertas ou travesseiros.

O trabalho era realizado em condições extremamente inseguras. A instalação elétrica estava completamente irregular, com fiação espalhada pelo canteiro de obra, contendo inclusive partes vivas expostas. Os andaimes montados para trabalho em altura estavam completamente em desacordo com as normas legais. Os cintos de segurança fornecidos não eram apropriados para trabalho em andaimes (possuindo apenas um talabarte); não existia linha de vida na obra, o que obrigava os trabalhadores a prenderem os cintos na estrutura do próprio andaime.

Previdência Social