Temer volta a defender a reforma da Previdência para solucionar déficit

O presidente da República, Michel Temer, reforçou a necessidade da reforma da Previdência Social para evitar colapso no sistema de aposentadorias e benefícios sociais. Durante reunião com deputados e integrantes do governo, Temer falou sobre a importância do debate e divulgação para evitar circulação de informações falsas sobre o tema.

Na reunião que contou com a presença de líderes partidários, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do secretário de Previdência, Marcelo Caetano, o presidente da República ressaltou que o sistema previdenciário deve ser ajustado para evitar um “desastre” no futuro.

Temer disse aos parlamentares que a proposta de reforma busca solução para o déficit da Previdência e assim não comprometer o pagamento do benefício no futuro e não prejudicar os programas sociais. Para o presidente, caso não ocorram mudanças nas regras atuais, pode haver prejuízos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o Minha Casa Minha Vida e para o Bolsa Família.

Ainda na reunião, o presidente afirmou que é preciso contestar a ideia de que o governo vai exigir contribuição por 49 anos para se aposentar. Um trabalhador com 65 anos de idade e no mínimo 25 anos de contribuição, segundo Temer, poderá ter 76% da aposentadoria. O presidente destacou a importância de divulgar dados como esse para não prejudicar a percepção da discussão da Previdência.

 

Previdência Social