Temer: Crise será superada com compromisso

O presidente Michel Temer disse em Goa, na Índia, que o Brasil “começa a entrar nos trilhos”. Em meio a um discurso para chefes de Estado e de Governo dos Brics, o presidente explicou que as previsões para a economia brasileira do próximo ano melhoraram, e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima o fim da recessão e a volta do crescimento econômico no próximo ano.

De acordo com o jornal FolhaPress, em discurso para os líderes dos Brics (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) na Índia, Temer disse ontem, que a superação da crise econômica brasileira “será a combinação da responsabilidade fiscal com a responsabilidade social”, e afirmou também ao público brasileiro que “responsabilidade fiscal é, para nós, um dever maior e tarefa urgente. Sem ela, põem-se em risco os avanços sociais do Brasil”. “Mas temos consciência de que a responsabilidade fiscal, por si só, não basta. Dela, é indissociável a responsabilidade social, como duas faces da mesma moeda”, considerou.

O presidente citou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que foi lançado em setembro. Segundo ele, o programa foi fundado em seu governo com “regras estáveis”, e acrescentou ainda que as agências reguladoras “voltarão a ter papel efetivo de supervisão”.

Aos líderes dos Brics, o presidente explicou que será enviada ao Congresso a reforma da Previdência, que tornaria o sistema sustentável e mais justo, além de dizer que também ocorreria em breve. Segundo Temer: “Queremos uma seguridade social que elimine privilégios e possa servir a todos, no médio e no longo prazo. Queremos preservar a saúde fiscal do Estado”, concluiu.

Previdência Social