Setor de transporte é prioridade em campanha de prevenção a acidentes de trabalho

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social (2010-2014) divulgados em reportagem do Ministério do Trabalho, demostram que o setor de transporte foi o líder em acidentes com mortes em 2010 e 2014 (376 casos ao ano). Ainda de acordo com os dados, o segundo foi em incapacidades permanentes (1.050 ao ano) e o quarto em afastamento por mais de 15 dias (15.600 casos).

Por conta dos dados, a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, priorizou as atividades do setor na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) deste ano.

Na avaliação da secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, os acidentes no setor de transporte representam grave problema no Brasil. No entanto, ela destaca que a relação desses trabalhos vinha sendo pouco reconhecida. “Considerando o tema geral da Canpat – conhecer para prevenir – o setor dos transportes terrestres foi escolhido principalmente para dar maior visibilidade a essa relação com o trabalho, para que a população participe ativamente na prevenção desses acidentes e doenças”, frizou.

 

Previdência Social