Servidores do INSS são mobilizados para análise de salário-maternidade

Em meio às ações referentes à Semana Nacional Previdenciária – que vai até o dia 19 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mobilizou 5 mil servidores para analisar requerimentos iniciais de salário-maternidade com prazo de espera superior a 30 dias. O evento terá a participação do Conselho de Recursos da Previdência Social (CNPS), com estimativa da análise de 45 mil pedidos.

Segundo o ofício, as Centrais de Análise de Reconhecimento de Direitos deverão “priorizar ações, dentre outras, que envolvam a verificação de processos com exigência cumprida, exigência vencida, pedidos distribuídos sem movimentação ou sem responsável e os requeridos há mais de 30 dias e as demais áreas devem dar o suporte necessário à otimização dos resultados”.

O documento, assinado conjuntamente pelo presidente interino do INSS, Glauco Wamburg, e pelo diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben), André Paulo Félix Fidélis, diz também que o objetivo é “garantir o cumprimento de política nacional voltada à mulher, reduzir o prazo de concessão do benefício para menos de 30 dias e garantir o pagamento da prestação do benefício dentro do prazo de afastamento do trabalho”.

*Com informações do INSS

Previdência Social