Senador defende que aposentadoria especial seja mantida

Durante discurso no Plenário, na segunda-feira (23), o senador Paulo Paim (PT-RS) aproveitou o Dia Nacional do Agente de Trânsito para pedir aos senadores que retirem da reforma da Previdência o dispositivo que acaba com a aposentadoria especial para trabalhadores em área de grande risco, como os 30 mil agentes de trânsito brasileiros.

Paim lembrou que, atualmente, os profissionais que trabalham nessas condições, como vigilantes, eletricitários e guardas municipais podem ser aposentar depois de 25 anos de contribuição. Mas, de acordo com o senador, a reforma da Previdência vai acabar com isso.

“Se colocarmos um, dois ou três dependentes na família, chegaremos a mais de 100 mil pessoas que serão prejudicadas de forma direta, só nessa categoria dos profissionais de trânsito. Se pegarmos os vigilantes, são mais de 4 milhões de pessoas no país. Calculemos também aí os guardas municipais, os eletricitários e quem trabalha em áreas consideradas de alto risco. Chegaremos rapidamente a mais de 20 milhões de pessoas”, afirmou. 

Com informações da Agência Senado

 

Previdência Social