Senador afirma que a PEC 55 pode aumentar recursos para Educação e Saúde

Em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado, o senador Álvaro Dias (PV-PR) disse que a resistência a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241 transformada em PEC 55/2016 – que limita um teto para os gastos públicos) se deve a desinformação.

O senador destacou ainda que se a PEC estivesse em vigor a Educação teria R$ 15 bi a mais do que o governo repassou e a Saúde R$ 10 bi a mais. “Ou seja, ao invés de reduzir os recursos, essa PEC pode, se for respeitada, aumentar os recursos da Educação e da Saúde”, disse.

Ao ser questionado sobre a tramitação da proposta, o senador afirmou que a PEC deve ser aprovada até dezembro. Segundo ele, não há mais porquê pedir prazo para debate, pois a proposta já está mais que debatida.  

Ainda durante o programa, o parlamentar tratou sobre a necessidade de aprimoramento do sistema previdenciário brasileiro quando disse que “sem a reforma não teremos a solução necessária para o equilíbrio fiscal”.

O senador destacou que a reforma da Previdência terá mais dificuldades em ser aprovada, pois coloca em dúvida direitos adquiridos. “É preciso que essa proposta seja elaborada com competência, com articulação política eficaz, para reunir forças de apoio”, finalizou.

Previdência Social