Segundo pesquisa, minoria poupa para aposentadoria

Uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que no Brasil só 4 em cada 100 pessoas poupam para a aposentadoria. Em um levantamento feito pelo Banco Mundial em 143 países, o nosso está na 12ª pior condição.

Ainda segundo a pesquisa, dentre os aposentados que continuam trabalhando, 46,9% o fazem por necessidade e alegam que a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais.

O doutor em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, dizque algumas atitudes podem ser tomadas para poupar mais dinheiro.

Segundo ele, o primeiro passo começa pensando no padrão de vida que a pessoa deseja ter quando se aposentar e no que tem feito para conquistá-lo. Definir com quantos anos deseja se aposentar e o quanto quer receber mensalmente. Neste valor, considere as prováveis despesas, as atividades que deseja fazer e os sonhos que deseja conquistar no período; entre outros pontos.

Para mais detalhes acesse a matéria na íntegra: http://odiariodemogi.com.br/minoria-poupa-para-aposentadoria/

 

Previdência Social