Secretário do Ministério da Gestão apresenta Programa de Gestão e Desempenho para servidores

Na última semana, o secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Roberto Pojo, apresentou algumas das diretrizes do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), bem como transformações e inovações na Administração Pública Federal. O debate foi realizado na Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

“Com a elaboração dos planos de entrega de cada unidade, migramos do controle de meios para a gestão de resultados. Delegação, confiança e flexibilidade têm de fazer parte de um modelo de gestão voltado à melhora do desempenho do serviço público, conectando estratégias, atividades e entregas da organização”, disse o secretário.

Regulamentado em 2023, o Programa estabelece novos critérios e procedimentos com foco na gestão orientada a resultados. Dentre alguns aspectos abordados, está a modalidade de teletrabalho.

“Os chefes precisam estar aptos a gerir, monitorar, planejar e avaliar adequadamente a entrega de suas unidades. No nosso cronograma, estamos construindo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) toda uma trilha de capacitação de chefias, com a possibilidade do desenvolvimento de algum tipo de certificação”, declarou.

Previdência Social