Saúde: com assinatura de ACT, Brasil atuará no combate à hanseníase em Angola

Na última semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou em Angola um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o país africano para um trabalho conjunto no combate a hanseníase.

Segundo o Ministério da Saúde, o ACT tem por objetivo compartilhar experiências e ações de diagnóstico, prevenção e tratamento que já são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações, estão a construção de uma estratégia nacional para o combate à doença, transferência de conhecimento, estruturação do sistema de notificação, além de capacitação e formação de profissionais de saúde.

Vale salientar que o ACT, que tem previsão de quatro anos, faz parte de uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da cooperação Sul-Sul global, de forma a contribuir para o apoio mútuo entre os países em desenvolvimento.

Ações

A iniciativa prevê ações de educação continuada em áreas como vigilância epidemiológica, diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidades, enfretamento ao estigma e discriminação da hanseníase, assim como a implementação de Sistema de Vigilância Epidemiológica em Angola.

Previdência Social