Saiba quais são os golpes mais comuns do INSS e como se prevenir

Você ou alguém que conhece já recebeu alguma ligação ou mensagem de representante do INSS perguntando dados, ou sobre o benefício previdenciário? Pois é, isso não é comum e você pode estar sofrendo um golpe envolvendo o INSS!

O INSS, geralmente, não entra em contato com os segurados, mas neste momento de pandemia, com as agências fechadas, os servidores tiveram que entrar em contato com os segurados através da Central 135.

Por esse motivo, houve um aumento nos casos de golpes sofridos pelos segurados por telefone, mensagem de texto, e-mail e até WhatsApp.

Mas fique tranquilo, a Anasps apresenta os 5 golpes mais comuns praticados contra os segurados e o que você pode fazer para se prevenir.

Golpe da ligação para agendar pericia ou informar exigência a ser cumprida

  • Devido à pandemia, as pericias medicas que estavam agendadas, enquanto as agências do INSS permaneceram fechadas, tiveram que ser adiadas. Por isso, os servidores têm feito ligações aos segurados para remarcar essas pericias.

  • Também podem acontecer ligações a respeito de exigências em aberto. Sabendo disso, alguns criminosos têm ligado aos segurados para conseguir informações ou documentos pessoais deles!

  • Nessas duas situações, você pode usar duas táticas para não cair em um golpe:

Fique atento às informações que vão ser solicitadas pelo atendente

  • As ligações são feitas apenas para prestar informações ao segurado e, caso o INSS precise de alguma informação ou documento seu, o atendente vai te pedir para fazer isso através do sistema Meu INSS. 

  • O atendente do INSS jamais vai te pedir dados pessoais como CPF, dados bancários, senha ou número de cartão.

  • Afinal, eles já têm esses dados no seu cadastro. 

Peça para o atendente colocar a solicitação ou informação no sistema Meu INSS

  • Outra forma de saber se a ligação é legítima é pedir ao servidor para solicitar através do Meu INSS, pois este é o meio formal pelo qual o INSS se comunica e solicita informações ou documentos dos segurados.

  • Então, por exemplo, se você receber uma ligação informando sobre uma exigência em aberto e que, para cumpri-la você precisa enviar algum documento seu, você deve pedir para que o atendente faça essa solicitação via sistema do Meu INSS

  • Bem mais seguro, não acha?

  • Ou seja, minha dica é que não repasse nenhum dos seus dados, diga que irá confirmar tudo no Meu INSS.

  • Se não tiver nenhuma exigência para ser cumprida no sistema, certamente você foi vítima de tentativa de golpe!

Golpe da promessa de que você tem valores atrasados para receber

  • No golpe da promessa de que você tem atrasados para receber, o estelionatário entra em contato informando que você tem valores atrasados do seu benefício para receber da Previdência. 

  • Porém, existe uma suposta “taxa” cobrada para liberar esse valor.

  • Então solicitam que seja feito um deposito numa conta bancária para te liberar o pagamento. Se o benefício realmente existe, o INSS jamais vai te cobrar liberar o pagamento que já é seu por direito.

  • Se isso acontecer, pode desligar o telefone ou não continuar a conversa presencialmente, porque infelizmente isso é mais um golpe.

Golpe do benefício bloqueado

  • O objetivo do criminoso no golpe do benefício é conseguir alguns dados pessoais para utilizar em compras e pedidos de empréstimo no nome do segurado.

  • Neste caso você é informado de que seu benefício bloqueado e que para desbloquear é necessário confirmar informações pessoais, como CPF, RG, dados bancários, números de cartão do INSS.

  • Lembre-se que o INSS já possui todos os seus dados, então não vai te pedir nenhuma atualização de cadastro por telefone, e-mail e afins.

  • Se alguém chegar com esse tipo de conversa, não entre em desespero, apenas não informe nenhum dado pessoal.

Golpe da promessa de aumentar o valor do seu beneficio

Algum advogado já te afirmou ser possível aumentar o valor do seu benefício?

  • Pois bem, essa situação é possível, mas somente em algumas situações específicas e só pode acontecer através de uma ação judicial de revisão de aposentadoria.

  • Para se prevenir desse golpe, você pode se informar nestes outros dois posts aqui do nosso blog para entender se você se encaixa nas possibilidades de revisão do teto:

  • Se você não se encaixa nas situações que apresentamos acima, preste atenção nas promessas falsas, é golpe.

  • Fique bem atento, um advogado sério e honesto irá te proporcionar projeções baseadas em análises do seu caso, como é o caso do Ingrácio.

  • Nossos especialistas nunca fazem promessas, nossas informações são todas baseadas em horas estudo sobre o caso dos nossos clientes. 

Golpe com link em mensagem falsa

  • Outro golpe muito comum que tem sido aplicado, é o envio de um link por mensagem de texto do celular ou através do WhatsApp, supostamente enviado pelo banco do segurado, solicitando uma atualização de dados cadastrais.

  • Ou, ainda, informando a existência de pendências no seu CPF, que podem ser resolvidas através daquele link.

  • Ao clicar no link, muitas vezes o site pode parecer confiável e você acaba digitando dados pessoais importantes e até mesmo senhas que podem ser usados para a realização de empréstimos, por exemplo.

  • Por isso, tome muito cuidado, o seu banco jamais vai pedir uma atualização de cadastro por mensagem de celular, e-mail ou WhatsApp.

  • Se você receber uma mensagem do seu banco solicitando atualização de dados cadastrais, não clique no link, é golpe!

Como fugir e se prevenir dos golpes na Internet e Telefone?

  • Como eu disse ao longo desta conversa com você, o INSS nunca vai entrar em contato para te pedir dados pessoais!

  • Então se te solicitarem seu nome completo, CPF, RG ou dados bancários, não forneça nenhuma informação.

  • Outra coisa que nunca acontece é pedirem informações sobre seu benefício.

  • Afinal de contas, eles têm todas as informações sobre seu benefício no banco de dados do próprio INSS!

  • Isso já é motivo suficiente para desconfiar, não é mesmo?!

  • Por isso, uma forma de se prevenir é estar sempre atento ao sistema Meu INSS. Ali você terá acesso ao andamento dos seus requerimentos e todas as informações a respeito do seu benefício.

  • Para facilitar, já baixe no seu celular o aplicativo do Meu INSS, assim você vai conseguir fazer essa consulta bem mais rápido!

  • Outra alternativa bem legal é ligar para a Central 135 para confirmar a solicitação de informações que você recebeu na ligação supostamente fraudulenta.

  • E agora minha última dica, muito valiosa, esteja sempre de olho aqui no blog do Ingrácio, pois estamos sempre te atualizando com informações valiosas sobre os benefícios e situações que podem ocorrer na tramitação dos seus requerimentos no INSS.

*Com informações, Jornal Contábil. Por: Leticia Ortiz, auxilia o setor jurídico contencioso do Ingrácio Advocacia e está finalizando a graduação em Direito na UniDomBosco. Fonte: Ingrácio Advocacia

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