Saiba como dar entrada no pedido de aposentadoria pelo INSS

Quem atingiu os requisitos para se aposentar e decidiu que é hora de solicitar o benefício deve fazer o pedido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como cada contribuição pode fazer diferença na aposentadoria, o advogado previdenciário Joao Badari diz que, antes de enviar o pedido ao INSS, o trabalhador deve verificar seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), no site ou aplicativo Meu INSS para saber, por exemplo, se todos os empregos e contribuições estão nesse documento, e se os salários e recolhimentos estão com os valores corretos.

Como pedir a aposentadoria pelo Meu INSS

Entre no site Meu INSS ou aplicativo (disponível para iOS ou Android). Se já tiver cadastro, clique em “Entrar”. Caso contrário, escolha “Cadastrar senha” e siga as instruções.

Digite seu CPF e clique em Avançar”;

Digite sua senha e vá em “Entrar”;

Na página inicial, escolha “Pedir aposentadoria”;

Na tela seguinte será preciso escolher qual aposentadoria você pedira se é por tempo de contribuição, por idade, rural ou da pessoa com deficiência.

O INSS dirá que você precisa atualizar seus dados cadastrais. Clique em “Atualizar”, veja seu cadastro e quando acabar a revisão dos dados, clique em “Avançar”.

Selecione novamente o tipo de aposentadoria que quer pedir. Neste exemplo, vamos usar a aposentadoria por tempo de contribuição. Clique na opção e pressione “Selecionar”.

O INSS pedirá novamente que você atualize seus dados. Depois, informará que se você quiser apenas saber seu tempo de contribuição é possível fazer uma simulação. Vá em “Avançar”.

O INSS dirá que é possível pedir a aposentadoria sem sair de casa. Clique em “Avançar”.

Agora, o INSS fará uma série de perguntas, como: você possui tempo especial (para quem trabalhou em atividades prejudiciais à saúde), você possui tempo rural, você possui tempo trabalhado em outro país, você trabalhou como professor, você trabalhou como militar e/ou servidor público, se autoriza alterar a data de entrada do requerimento para a data em que você adquiriu condições necessárias para se aposentar, caso ainda não tenha atingido os requisitos, e se recebe pensão por morte. Escolha entre “sim” e “não” para cada pergunta.

Em seguida, aparecerão seus dados pessoais. Confira as informações e responda se aceita acompanhar o processo pelo Meu INSS, Central 135 ou email e diga novamente se recebe pensão por morte.

Nesta mesma página, você pode anexar documentos que comprovem o direito à aposentadoria. Isso vale, principalmente, para algum período que não esteja no Cnis ou que esteja com informações erradas. Vale também anexar documentos pessoais. Para incluir esses documentos, clique no sinal de “+” e siga as instruções. Depois, vá em “Avançar”.

O INSS mostrará a lista de empresas em que trabalhou e/ou contribuições que você fez. Se as informações estiverem erradas, você pode corrigir clicando na imagem do lápis. Se você não trabalhou ou contribuiu no período indicado, pode excluí-lo na imagem da lixeira. Se precisar adicionar um emprego, clique no sinal de “+” em “Adicionar vínculo” e informe a data de início e fim do seu trabalho. Ao terminar, clique em “Avançar”.

Aparecerá uma mensagem em que você declara que as informações prestadas são verdadeiras. Pressione “Confirmar”.

Será necessário buscar uma agência. Isso pode ser feito por CEP, por município ou usando sua localização. Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. A recomendação é escolher uma agência próxima de sua casa. Essa agência é a que vai manter o seu benefício.

Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.

Leia o resumo do seu pedido. Se estiver tudo correto, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e, depois, vá em “Avançar”. Será gerado um comprovante. Guarde esse protocolo.

Pedido pode ser feito pelo telefone

Segundo o INSS, além do site e aplicativo Meu INSS, os segurados também podem pedir a aposentadoria pelo telefone 135. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

*Com informações, UOL

Previdência Social