Reforma pode alterar regimes especiais de aposentadoria

A proposta de reforma da Previdência Social do governo Temer poderá mudar as regras de concessão de aposentadorias e pensões dos regimes especiais, não só de professores, policiais civis e militares, mas também dos parlamentares.

Os ajustes têm como objetivo unificar a idade mínima de aposentadoria e o tempo de contribuição dessas categorias, com as regras que serão definidas pela reforma.

De acordo com o que está sendo divulgado, o governo pretende fixar uma idade mínima de 65 anos de aposentadoria para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, equilibrando a idade entre homens e mulheres.

Atualmente, é preciso contribuir 35 e 30 anos, para se aposentar por tempo de contribuição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas com essa reforma, o tempo de contribuição poderá ser reduzido para 25 anos tanto para homens quanto para mulheres.

Por enquanto, as discussões estão voltadas para o ajuste das regras para professores e policiais civis, que contribuem cinco anos a menos que os outros trabalhadores da autarquia. Já a mudança no regime dos deputados, senadores e seus pensionistas ainda não foi discutida.

 

Previdência Social