Reforma da Previdência é fundamental, diz Caetano

Em entrevista concedida do programa Mariana Godoy da Rede TV, o secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, afirmou que a reforma da Previdência encaminhada pelo governo Temer para a apreciação do Congresso Naciomal, é fundamental. Ainda durante a entrevista, Caetano enfatiza, que essa “é uma reforma de estado e não de governo”.

O secretário ainda pontuou que todas as reformas previdenciárias feitas mundo afora geram discussões muito intensas e observa: “Politicamente é muito mais fácil não fazer nada e empurrar para a frente, mas quanto mais a gente empurra, maior fica o problema”, disse.

A reforma da Previdência encaminhada ao Congresso é considerada como fundamental para garantir a sustentabilidade do sistema e recolocar as contas públicas em dia. Se for aprovada passará a exigir idade mínima para a aposentadoria ( 65 anos para homens e mulheres); regras de transição; aumento da contribuição mínima individual (que deve passar de 15 para 25 anos); contribuição do trabalhador rural; fim dos acúmulo de benefícios; mudanças nas regras de pensão por morte; fim da paridade entre ativos e inativos, e outros pontos que estão em discussão.

 

Previdência Social