Reforma da Previdência é exagerada e não passa como está, afirma Renan Calheiros

Ao participar de um debate sobre a situação das prefeituras em Alagoas, o senador Renan Calheiros (PMDB), afirmou que a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer, não tem a mínima chance de ser aprovada do jeito que está.

Calheiros defende que o texto original seja retalhado, cita os exageros da proposta e afirma que a alteração deve acontecer, mas desde que ela seja possível e não definitiva.

O senador lembrou ainda que a Previdência vem sofrendo modificações ao longo dos mandatos presidenciais, mas nenhuma delas alterou a regra definitivamente. “Os ex-presidentes fizeram algumas alterações, e o Michel Temer fará a sua, mas será uma reforma possível e não definitiva”, acredita.

Se for aprovada a reforma passará a exigir idade mínima para a aposentadoria (65 anos para homens e mulheres); regras de transição; aumento da contribuição mínima individual (que deve passar de 15 para 25 anos); contribuição mínima do trabalhador rural; fim da paridade entre ativos e inativos; mudanças na pensão por morte; entre outros pontos.

 

Previdência Social