Reajuste dos servidores: primeira reunião da Mesa de Negociação será nesta quarta-feira (28)

Está marcada para esta quarta-feira (28) a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente em 2024 junto a representantes dos servidores públicos federais. O encontro será na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília.

No encontro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos vai analisar a contraproposta de 22,71% e 34,32%, a variar pelo acordo firmado com as categorias. O governo federal prevê reajustes de 4,5% somente em 2025 e 2026, totalizando 9%. Para este ano, estão previstos apenas aumentos nos valores do auxílio-alimentação, auxílio per capita referente ao auxílio-saúde e auxílio-creche.

Um eventual reajuste em 2024 estaria condicionado, segundo declarou a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, a um aumento de arrecadação da União.

“Por mais meritória que seja (as reivindicações dos servidores), no sentido de que houve perdas mesmo, não foi reposta à inflação, a gente tem limites, e o governo tem várias prioridades. A prioridade para os servidores é: não vamos ter perdas neste mandato do presidente Lula, vamos retomar a negociação, algumas carreiras vamos reestruturar, vamos voltar a ter concurso. Essa é a proposta do governo para os servidores, mas a gente não consegue repor as perdas anteriores”, declarou.

 

Previdência Social