Reabilitação profissional: INSS inicia mutirão de atendimento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na última segunda-feira (11), um mutirão de reabilitação profissional em todo o Brasil: no total, serão 4.773 distribuídas nas seguintes localidades: 580 em São Paulo; 1.530 em Minas Gerais; 88 no Rio de Janeiro; 630 em Santa Catarina; 1.265 em Pernambuco; e 680 no Distrito Federal.

As equipes das superintendências regionais da autarquia ficarão a cargo de ligar para os segurados que estão na fila para o atendimento, dispensando assim a necessidade de agendamento prévio. No momento, cerca de 37 mil segurados aguardam na fila.

Após a avaliação inicial, caso o segurado seja considerado apto, ele será encaminhado ao programa de reabilitação profissional, onde contará com atendimento junto a especialistas como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

A reabilitação também envolve a realização de treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para a requalificação em uma atividade compatível com a atual capacidade de trabalho do segurado. Caso haja a impossibilidade da reabilitação sob qualquer circunstância, é concedida ao segurado a aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

 

Previdência Social