Quase metade dos brasileiros vive em famílias com contas atrasadas

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBG), aponta que quase metade dos brasileiros (46,2%), ou 95,6 milhões de pessoas, vivem em famílias em que há atraso no pagamento de pelo menos uma conta mensal fixa devido a dificuldades financeiras. As contas básicas, como água, luz e gás são as mais associadas ao atraso.

O levantamento foi feito entre junho de 2017 e julho de 2018 para a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), período anterior à pandemia. A tendência é que esta situação tenha se deteriorado desde o ano passado com o desemprego recorde.

O atraso em faturas de água, eletricidade ou gás é o mais comum: 37,5% das pessoas residiam em um domicílio que não pagavam em dia essas contas. Em seguida vêm as prestações de bens e serviços, pagas com atraso por famílias que abrangiam 26,6% dos brasileiros.

Já a parcela de pessoas que viviam em famílias com problemas financeiros para realizar o pagamento de aluguel ou prestação do imóvel até a data do vencimento, foi de 7,8% da população.

*Fonte: Folha de S. Paulo

Previdência Social