Prova de vida para servidores aposentados e pensionistas vai até 30 de setembro

Fique de olho no calendário para não perder o prazo

Atenção!

Termina no dia 30 de setembro o prazo para o recadastramento anual e a comprovação de vida para todos os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal. A atualização é essencial para o pagamento mensal do benefício.

Como realizar a comprovação:

– O cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe o pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento do banco. São exigidos documentos oficiais como RG, CPF ou Carteira de Habilitação.

– Maiores de 80 anos (com dificuldade de locomoção), ou pessoas que se encontram acamadas, podem solicitar prova de vida domiciliar. A solicitação pode ser feita pelo beneficiário ou representante legal à Unidade de Gestão de Pessoas do órgão de vinculação para o agendamento de visita técnica.

– Uma alternativa ao comparecimento presencial à agência bancária é a prova de vida digital, porém o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A comprovação digital é feita por meio da validação facial, no aplicativo Meu Gov.br. Após a comprovação, o servidor aposentado, pensionista ou anistiado acompanha a situação pelo SouGov.br, onde pode obter o comprovante e receber notificações para lembrar do prazo para a realização da prova de vida.

A prova de vida voltou a ser exigida a partir de 1º de julho de 2021.

Quem não realizou o procedimento em 2020 e/ou em 2021, desde a suspensão em 2020 até 30 de junho de 2021, deverá comprová-la, conforme calendário abaixo.

*Fonte: RPPSU

Previdência Social