Projeto sobre renegociação de dívidas dos Estados é aprovado

Alguns destaques do projeto ainda estão em pauta

75.1 plenárioSeis horas de atraso para dar início a votação. Após uma longa discussão, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) o Projeto de Lei Complementar 257/2016 que trata da renegociação das dívidas dos Estados. O texto foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva do deputado Esperidião Amin (PP-SC).

Ao todo foram 282 votos a favor, 140 contra e duas abstenções.

Acordo

Para a aprovação do projeto foi necessário excluir algumas medidas.
Entre elas, retirar do texto o congelamento do salário dos servidores públicos das três esferas do governo, por dois anos.

Outras restrições também foram definidas, como a elevação das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores, limite em reais da despesa primária total na LDO, contingenciamento para alcance de metas de superávit primário e redução de despesas com cargos de livre provimento.

Novas regras

Pelo texto o alongamento do pagamento das dívidas dos Estados com a União será de 20 anos, caso medidas de restrição fiscal sejam cumpridas.
Esse prazo está condicionado a assinatura de aditivos no âmbito das regras estipuladas pela Lei Complementar 148/14 e depende da desistência de ações judiciais contra a União sobre o assunto.

Contudo, o novo prazo total para o pagamento será de 30 anos, que serão contados do contrato original assinado de 1997/2001 por meio da lei n° 9.496/97 e da Medida Provisória 2.192-70/01.

Discussão de destaques do Projeto

A manhã de hoje também seria marcada por discussões, que dariam continuidade aos debates do PL, mas por falta de quórum a audiência foi cancelada. A próxima sessão será marcada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e por líderes partidários.

Segundo informações da Agência Câmara, o fim da sessão ocorreu após diversos partidos mudarem de orientação para acompanhar o líder do governo, deputado Andre Moura (PSC-SE), que recomendou a retirada de pauta.

O encontro que estava marcado para acontecer às 10h tinha o objetivo retirar do texto a limitação do crescimento anual das despesas das primárias decorrentes a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior.

Mobilização dos servidores

Captura de Tela 2016-08-10 às 16.13.05Como forma de protesto, servidores públicos se mobilizaram na manhã de ontem (9) em frente à Câmara dos deputados, pela derrubada do projeto.

Faixas e cartazes foram utilizados como forma de mobilizar os parlamentares.

Cosme Ricardo Gomes Nogueira, Presidente da Federação dos Sindicatos dos servidores públicos de Minas Gerais, afirmou que os servidores são contra o projeto que prevê a retirada de direitos, como ainda o corte de 10% das despesas mensais, a suspensão de contratação de pessoal e outros pontos.

Nogueira ainda relatou que os servidores continuarão ativos e aguardando pela votação dos outros pareceres. “A luta ainda não acabou, continuaremos atentos e vigilantes pelos nossos direitos”, finaliza.

Sindicalistas de 16 cidades estão em Brasília para reivindicar o projeto.

Outras Reivindicações

Por volta das 12h30 o Salão Verde da Câmara foi invadido. Um grupo de índios protestava contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 215 que altera as regras para demarcação de terras indígenas. O grupo analisa o texto como uma ameaça aos direitos indígenas.

Previdência Social