Previdência de servidor e militar sente efeito de reforma

Após ter superado a marca de RS 100 bi em 2019, o saldo negativo de aposentadorias e pensões de servidores públicos civis e militares (pensionistas e inativos) recuou no ano passado. Os números do Tesouro Nacional indicam que a reforma da Previdência já começou a causar impacto, principalmente do lado da arrecadação, fazendo que o que déficit tenha passado de R$ 104,9 bi para R$ 98,4 bi de um ano para o outro, em valores atualizados pelo IPCA.

Na reforma concluída em 2019, ficou definida a cobrança de alíquotas progressivas de contribuição previdenciária dos servidores públicos, que podem chegar a até 14%. Com isso, a arrecadação entre os civis cresceu 18,7%, enquanto nos militares o avanço foi mais intenso, 147,2%, embora partindo de uma base bem menor.

Além da maior carga previdenciária, o Tesouro também apontou que pesou na melhora do saldo negativo uma trajetória mais comportada das despesas, que até cresceram, mas com menos vigor devido a medidas como o congelamento de alguns salários – pois algumas aposentadorias estão vinculadas aos vencimentos da ativa.

*Fonte: Valor Econômico

Previdência Social