POVOS ORIGINÁRIOS: Indígenas potiguaras são atendidos pelo projeto Previdência para todos

Ação, que leva serviços aos povos originários com orientações, educação previdenciária, entrada em requerimentos, análise de benefícios, entre outros, começou em Baía da Traição, na Paraíba

Os indígenas potiguaras tribo localizada em diversos municípios paraibanos como a Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto, receberam os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na última segunda-feira (20), na ação do projeto Previdência para todos, que leva serviços aos povos originários com orientações, educação previdenciária, entrada em requerimentos, análise de benefícios, entre outros.

O trabalho do INSS tem recebido parceiros, como a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A Terra Potiguara é formada por 32 aldeias, onde moram 22 mil indígenas, 80% deles em Baía da Traição. Das terras que possuem, cerca de 36 mil hectares estão homologados.

O projeto é uma iniciativa da Superintendência Regional do INSS no Nordeste, com total apoio do Ministério da Previdência Social e da Presidência do Instituto. “Começamos por Pernambuco, estamos na Paraíba e, na próxima semana, chegaremos aos indígenas Kariri-Xocó, no município de Porto Real do Colégio em Alagoas. Dentro do nosso cronograma para este semestre, vamos expandir para Sergipe e Bahia esse contato direto com o cidadão, fazer atendimento direto, projeto contínuo e que vai ser tocado”, destaca o superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza.

Previdência Social