Pescadores sofrem com atraso no seguro-defeso

Mais de mil pescadores de Ilhéus/BA relatam estar passando por dificuldades financeiras pelo não pagamento do seguro-defeso (benefício pago ao pescador profissional na época em que a pesca é proibida). Existem relatos de pescadores que não conseguem o benefício desde o ano passado.

Entre os prejudicados com a falta de pagamento do salário mínimo está o pescador Alberto Teixeira, que é pai de cinco filhos e não tem outra fonte de renda. Ele deveria ter recebido o seguro-defeso desde o segundo semestre do ano passado, mas o dinheiro até hoje não foi liberado.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-34 de Ilhéus, Reynaldo Oliveira dos Santos, o Zé Neguinho, afirma que toda a vez que questiona a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) houve informações desencontradas.

Segundo ele, mais de 1.500 pescadores e marisqueiras estão cadastrados para receber o benefício, mas somente 20 conseguiram sacar o valor equivalente a um salário mínimo. O dinheiro é pago somente para quem está com a documentação regular no Ministério da Agricultura.

 

Previdência Social