Pescadores de Maceió voltam a cobrar por pagamento do seguro-defeso

Na última quinta-feira (5) os pescadores profissionais de Maceió voltaram a protestarpara cobrar o pagamento do seguro-defeso. A categoria reivindica o pagamento do seguro referente a pesca de camarão, lagosta e peixe pequeno.

De acordo com informações divulgadas pelo G1/AL, os manifestantes reivindicam o benefício que é pago quatro vezes ao ano e a parcela do último mês de dezembro, que deveria ter sido repassada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no último dia 30, mas que não foi feito.

Em nota, o INSS informou que esse benefício é referente ao defeso do camarão rosa, branco e sete barbas, que proíbe a pesca desse crustáceo no mar, no período de 1º de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. O Instituto explicou que a maioria dos 3.900 pescadores que solicitaram o defeso ainda não receberam o benefício porque estão cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O seguro-defeso é um benefício pago ao pescador profissional na época em que a pesca é proibida. O benefício tem valor de um salário-mínimo, e para ter direito é necessário ter cadastro ativo no Registro Geral de Atividade Pesqueira por pelo menos um ano.

 

Previdência Social