Pente-fino do INSS economiza R$ 139 mi com auxílio-doença

Os trabalhos da força-tarefa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se iniciou a pouco mais de um mês e analisou cerca de 10.894 auxílios-doença e, destes benefícios analisados, 8.442 foram cancelados. Com a revisão dos benefícios, a Previdência Social deve economizar aproximadamente R$ 139 mi por ano.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o número de cancelamentos representa 77,49% das perícias de revisão realizadas até 15 de outubro. Para esta etapa, foram convocados 79.494 beneficiários de até 45 anos e que estão há mais de dois anos sem passar por avaliações.

Esses segurados correspondem a 52,88% do total que será convocado. Aproximadamente 30 mil segurados receberam a correspondência e já marcaram a perícia, e há ainda mais de 41 mil que estão dentro do prazo de agendamento.

Os aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos também passarão pela avaliação.  A revisão pericial será feita em 530 mil beneficiários de auxílio-doença que receberam o benefício por meio de decisão judicial e não realizaram nenhuma atualização nos últimos dois anos.

Previdência Social