Operação prende suspeitos de golpe em aposentados e pensionistas

Dezesseis pessoas foram presas nesta quinta-feira (27) suspeitas de fazer parte de um grupo criminoso que praticava golpes em aposentados e pensionistas. 

Ao todo, 14 prisões foram feitas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra na Bahia. A operação batizada de Honora foi feita em conjunto com os Ministérios Públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, os criminosos foram denunciados pela prática de estelionato com a falsa promessa de revisão judicial de benefícios dos aposentados e pensionistas, junto à Previdência Social. A organização atuava pelo menos desde 2013. 

As vítimas eram lesadas após se filiarem a associações que prometiam intermediar a revisão de seus benefícios. Os idosos recebiam correspondência informando sobre suposta decisão do Supremo Tribunal Federal que determinava reajustes de até 28,5% no valor do benefício. 

De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o grupo movimentou cerca de R$ 190 mi em ações consideradas atípicas e suspeitas. Na denúncia, o Ministério Público pede, além das condenações dos criminosos, que as vítimas do golpe sejam ressarcidas.

 

Previdência Social