O boom do empreendedorismo: ao longo de 2020 número de MEIs cresceu 8,4%

O empreendedorismo no Brasil é motivado por vários fatores: muitos buscam ter mais liberdade, outros querem horários flexíveis. Mas a necessidade é o fator mais comum.

O período de pandemia do novo coronavírus elevou o número de Microempreendedores Individuais (MEI), no país.

Ao longo de 2020, cerca de 3.359.750 empresas foram abertas, dessas, 2.663.309 eram MEIs, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019. Os dados são do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.

No fim do terceiro quadrimestre de 2020, existiam, no Brasil, 11.262.383 MEIs ativos. Hoje, eles respondem por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

O que é MEI?

É uma classificação de empresa criada no Brasil para regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores no país que antes eram considerados trabalhadores informais.

Quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano pode ser um Microempreendedor Individual.

Benefícios previdenciários do MEI

Ao se formalizar o MEI passa a ter cobertura previdenciária para si, e para sua família, traduzida nos benefícios a seguir:

Para o empreendedor:

  • Aposentadoria por idade: mulher aos 60 anos e homem aos 65, observado a carência, que é tempo mínimo de contribuição de 15 anos;

  • Aposentadoria por invalidez: o MEI tem de contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, a contar do primeiro pagamento em dia.

  • Auxílio doença: o MEI tem de contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, a contar do primeiro pagamento em dia.

  • Salário maternidade: são necessários 10 meses de contribuição, a contar do primeiro pagamento em dia.

Para a família:

  • Pensão por morte: a partir do primeiro pagamento em dia. O pagamento não poderá ocorrer após o óbito.

  • Auxílio reclusão: a partir do primeiro pagamento em dia. O pagamento não poderá ocorrer após a reclusão.

*Informações complementares, Sebrae

Previdência Social