Número de processos caiu após reforma trabalhista

Um levantamento realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), mostra que o número de novos processos na Justiça caiu após a aprovação da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017.

O número de ações abertas nos tribunais caiu pela metade, comparando dezembro de 2017 com dezembro de 2016. Em São Paulo essa queda chegou a 70%.

Quando assumiu o comando do TST em 2016, Yves Gandra Martins Filho enfrentou pressões que questionavam a eficiência da Justiça do Trabalho. Nesta quinta-feira (22), às vésperas de deixar a presidência do TST, o ministro disse que a Justiça Trabalhista respondeu aos desafios dos novos tempos. “Conseguimos 100% de processo eletrônico na Justiça do Trabalho comparativamente com outros ramos e agora, com a modernização da legislação trabalhista, principalmente na área processual, ter um instrumental para que nós possamos dar uma prestação jurisdicional rápida e efetiva para a população. A Justiça do Trabalho nunca vai ser tão rápida como agora”, disse o magistrado.

 

Previdência Social