Número de contas em fundos, avança em 12 meses

O número de contas em fundos de investimentos aumentou 1,5 milhão ou 11,9% em um ano, de 12,6 milhões de clientes em março do ano passado para 14,1 milhões em igual mês de 2018. Em patrimônio, o avanço no período foi 16%, para R$ 4,3 tri.

Os dados foram divulgados ontem pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). “O canal digital está ganhando relevância, o desenvolvimento tecnológico facilita isso. E o processo de distribuição aproxima mais o investidor da indústria [de fundos]”, respondeu o vice-presidente da Anbima, Carlos André.

O executivo completou que o setor também trabalha a educação financeira pelos canais digitais (internet, plataformas em smartphones) para levar informações de qualidade aos clientes. “Mas ainda há um papel importante reservado aos gerentes de investimentos nas agências”, afirmou Carlos André.

Na prática, a competição no mercado aumentou e os clientes passam a registrar contas em mais de uma instituição financeira, além de manter recursos nos grandes bancos tradicionais.

Num período de 12 meses, o número de gestores evoluiu de 547 para 571; o de administradores subiu de 78 para 83; o de custodiantes aumentou de 36 para 41. Esse crescimento de prestadores de serviços reflete no número de fundos registrados, que saltou de 15.125 em março de 2017 para 16.221 no mês passado.

 

Previdência Social