Novas regras de portabilidade para planos de saúde já estão valendo

Entram em vigor, nesta segunda-feira (3), as novas regras de portabilidade de carências dos planos de saúde anunciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com as novas regras, os beneficiários de planos de coletivos empresariais também poderão mudar de plano ou operadora sem cumprir carência e a chamada “janela” (prazo para realizar a troca) deixa de existir.

Para realizar a portabilidade, o beneficiário deve consultar planos compatíveis com o atual.  É possível consultar os planos compatíveis por meio do Guia ANS de Planos de Saúde, ferramenta disponível no site da ANS. Além disso, a agência preparou uma cartilha com informações importantes sobre o tema: Para saber mais informações sobre as mudanças, Acesse a cartilha de Portabilidade de Carências.

As mudanças atingem principalmente os beneficiários de planos empresariais. “Os planos empresariais representam quase 70% do mercado e dispõem da mesma cobertura assistencial dos demais planos. A portabilidade de carências passa a ser um direito efetivo de todo consumidor de planos de saúde e vai ser mais representativa no mercado”, pontua, destacando que um dos valores fundamentais para a ANS é o empoderamento do consumidor, respaldando-o para negociar seu plano com a operadora, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.

 

Previdência Social