Ministério do Trabalho e Previdência e INSS divulgam balanço anual

Na última quinta-feira (8), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) divulgou um balanço sobre as ações realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pela Perícia Médica Federal ao longo de 2022. O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, falou sobre a importância do Conselho, bem como dos seus representantes.

Quanto ao atendimento do INSS, o presidente da autarquia, Guilherme Serrano, destacou as ações tomadas para diminuir o tempo de espera, como a Medida Provisória nº 1.113/2022 (posteriormente convertida na Lei nº 14.441/2022) que, segundo ele, alavancou a análise de benefícios.

Serrano também destacou o investimento na capacitação de servidores e a automação de serviços. A Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF) do Ministério do Trabalho e Previdência também apontou o aumento no número de vagas, a realização de mutirões e a concessão de benefícios através de análise documental. Foram realizadas mais de 245 mil perícias extraordinárias em todo o país, além de 264.508 análises documentais para benefícios por incapacidade temporária.

Os conselheiros também foram informados da autorização de crédito extraordinário por parte do Tribunal de Contas da União para o pagamento de despesas obrigatórias, além das comemorações dos 100 anos de Previdência Social. A próxima reunião está marcada para 16 de fevereiro.

*Com informações do portal gov.br

Previdência Social