Ministério da Saúde pede atenção para vigilância e vacinação de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu neste domingo (28) um alerta para intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas com transmissão ativa do vírus da febre. Depois de dois casos isolados de febre amarela na região da divisa de São Paulo com Minas Gerais.

A febre amarela é endêmica na região amazônica, mas, de tempos em tempos, o vírus reemerge em áreas fora da região extra-amazônica. O padrão é sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre dezembro e maio.

A febre amarela é uma doença com alto índice de letalidade. Nos últimos seis meses, quatro casos foram registrados no país (um em Roraima, um no Amazonas e dois no estado de São Paulo); desse total, três vieram a óbito.

Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão o alerta para que equipes de vigilância e de imunização intensifiquem as ações nas áreas afetadas, com ampliação para municípios vizinhos; a notificação do adoecimento ou morte de macacos; e a atenção a sintomas de febre leve e moderada em pessoas não vacinadas.

Previdência Social