Milhões de trabalhadores estão na fila por emprego

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Continua) divulgados ontem (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que a taxa de desocupação no segundo trimestre deste ano foi a maior da série histórica, iniciada em 2012 em todas as grandes regiões do país.

De acordo com os dados 11,6 milhões de trabalhadores estavam sem emprego no fim do segundo semestre. A população desocupada cresceu 4,5% em relação ao primeiro trimestre. Já em comparação com o 2º trimestre de 2015 o aumento foi de 38,7%.

Para o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azevedo, o segundo trimestre do ano historicamente é marcado por um aquecimento no mercado de trabalho devido à retomada do processo produtivo. “Aquele fôlego do mercado de absorver mão de obra que perdia o emprego com carteira no mercado informal desacelerou, e isso provoca um aumento maior do grupo que procura trabalho. Isso ocorre porque você tem um comércio que sofre diante de uma renda que continua em queda, freando os gastos das famílias”, esclareceu.

Previdência Social