Milhões de idosos estão endividados

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian constatou que no país existem aproximadamente 7,5 milhões de pessoas com 61 anos ou mais, endividadas. Uma das justificativas encontradas para esse endividamento está relacionada a empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), efetuados junto a instituições financeiras.

O resultado é igual ao verificado no mês de junho, mais supera o mês de maio quando o total de endividados era de 7,4 milhões.  

Uma reportagem divulgada pelo jornal Comércio do Jahu mostra que a escolha pela modalidade de crédito consignado se dá pela taxa de juros menores, que as normalmente praticadas pelo mercado financeiro, pela oferta de pagamento mais longos e pela facilidade no momento de contratação do serviço.

Para orientar as pessoas dessa faixa etária, a Fundação Procon – SP, ligada a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, lançou a cartilha “Meus Direitos – Direitos do Consumidor Idoso e outras informações úteis”. Nela estão reunidas orientações sobre as principais armadilhas no mercado de consumo.

Para ler a cartilha, acesse: www.procon.sp.gov.br e clique em publicações.

Previdência Social