Mais de 1 milhão de pedidos de aposentadorias e pensões estão parados

Mais de um milhão de pedidos de aposentadorias e pensões estão parados no país pelos cálculos do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social do Estado de São Paulo (Sinssp), e o prazo para a concessão desses benefícios deve aumentar.

O INSS deve levar até seis meses para analisar as solicitações, quando o ideal seria uma espera de, no máximo, 45 dias. Mas esse tempo deve aumentar ainda mais. Um dos motivos para o atraso é a implementação do INSS Digital. Com ele, é possível fazer pedidos de aposentadoria pela internet, reduzindo o tempo de agendamentos e o atendimento nos postos. O INSS também vem fechando convênios com entidades, como sindicatos, por exemplo, que podem fazer as solicitações on-line.

O diretor do Sinssp, Pedro Totti afirma que o sistema nos postos do INSS não comporta o volume de informações recebidas diariamente, o que também dificulta o trabalho dos servidores.

Além do problema de infraestrutura, o governo tem outro problema para resolver: pelo menos 55% dos servidores do INSS estarão em condições de se aposentar a partir de 2019, o que deve trazer mais dificuldades no atendimento das agências.

 

Previdência Social