Laudos podem agilizar processos da revisão de benefícios

Os segurados que serão convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer a perícia de revisão de benefícios, podem agilizar o processo para quando forem chamados. Algumas medidas podem ser tomadas antes do processo.

Segundo informou presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) Francisco Eduardo Cardoso, um pequeno dossiê com atestados, laudos exames e outros procedimentos podem evitar muitos problemas.  “É importante que o segurado ao ser convocado para fazer a nova perícia tenha, além do documento com foto, exames, laudos e relatórios do médico que comprovem a sua incapacidade de voltar ao trabalho”, afirma o presidente.

O pente-fino é uma ideia do governo de revisar a concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez há mais de dois anos. Como ainda, identificar falhas na concessão do benefício de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho.

Pelas regras do pente-fino, as agências do INSS poderão agendar até quatro perícias por dia e por perito. Já nos finais de semana para agilizar o pente-fino, os exames podem ser feitos por meio de mutirão. O objetivo do governo é que cada médico perito realize pelo menos 20 perícias em dias não úteis.

Previdência Social