Juros do consignado: CNMP aprova taxa de 1,97%; bancos retomam oferta

Em reunião realizada na última terça-feira (28), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, com 11 votos a favor, um contra e três abstenções, a nova taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, que passará a ser de 1,97% ao mês. A nova alíquota foi definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em conjunto com ministros do governo federal.

Com as novas taxas, algumas instituições financeiras anunciaram que vão retomar a oferta da modalidade para seus clientes, entre eles o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander e o Banco PAN, assim como o PagBank e o Pagseguro. Caixa Econômica Federal e Daycoval afirmaram que vão aguardar a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta. O Itaú Unibanco disse que avaliará a volta do consignado.

Essas instituições interromperam a oferta após o CNPS aprovar uma redução da taxa para 1,70%, porcentagem considerada inviável pelos bancos para operação. Na votação que definiu a taxa de 1,97%, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se absteve.

*Com informações dos portais G1, Correio Braziliense e Uol

Previdência Social