Janeiro Branco: sem saúde mental, não há saúde

Cuidar bem da mente, é cuidar bem da vida! A  Anasps apoia essa campanha.

Saímos de um ano difícil, marcado com muitas perdas e aprendizados. No primeiro mês do ano, evidencialmente as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em relações sociais, condições de existência, emoções, sentidos existenciais entre outros.

E com o objetivo de iniciar um novo ciclo e renovar as esperanças, o Janeiro Branco, como todas as outras campanhas têm o objetivo de promover conscientização e chamar a atenção da população para assuntos relacionados à Saúde Mental e Emocional.

O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Ajuda

Ao perceber que precisa de ajuda, o primeiro passo é procurar um profissional de saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação.

Expresse, diga o que pensa, o que está sentindo, seja com profissional de saúde básica, ou profissional de emergência, ou para os amigos, ou alguém que você confia na família.

Dicas

Aproveite as dicas, melhore seus hábitos, fique sempre atento a sua saúde mental e, saiba o momento certo de procurar um profissional.

– Pratique atividades físicas;

– Melhore a alimentação;

– Procure ser avaliado por um profissional;

– Tenha boas noites de sono;

– Procure um hobby ou uma atividade que te inspire;

– Reserve momentos para respirar conscientemente e meditar;

– Evite exposição excessiva a notícias e redes sociais.

*Informações complementares, Gov.br; CampSBC

Previdência Social