Instituto Anasps lança Núcleo de Pesquisa

Foi apresentado na noite de ontem (03) mais um instrumento para que os acadêmicos do Distrito Federal possam realizar estudos referentes as áreas de Direito, Previdência e outras correlatas. O Núcleo de Pesquisa em Direito Previdenciário e Seguridade Social (Nupress), vinculado diretamente ao Instituto Anasps, surge com a finalidade de promover debates, produzir estudos científicos, provocar o diálogo interdisciplinar e uma base sólida para a inovação e o aprimoramento cultural e profissional.

Um antigo desejo dos dirigentes da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) era ter dentro da entidade – que há 25 anos atua em defesa dos servidores e da Previdência social – um grupo de profissionais considerados referência no assunto e acadêmicos para discutir este tema de relevância nacional: Previdência Social. “É preciso discutirmos e pensarmos a Previdência em um sentido mais amplo, com um olhar acadêmico para levarmos à sociedade a importância desse assunto, que provoca mudanças na vida de todos, desde o nascimento até o pós-morte”, disse o diretor-geral do Instituto Anasps, Alexandre Barreto Lisboa.

Para celebrar o surgimento do grupo de estudos, sob a coordenação do professor Sebastião Faustino (especialista nos temas a serem estudados) e uma equipe de notórios nas áreas, como o professor Eduardo Sabo, o Nupress conta com a cooperação técnica dos professores que fazem parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS), vinculado ao programa de mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Este foi o primeiro termo de cooperação firmado pelo Nupress, sendo um importante meio de fortalecimento das relações entre as instituições do Terceiro Setor, visando à melhoria da comunidade e da sociedade civil.

O Núcleo de Pesquisa também tem como foco a importância do desenvolvimento das atividades de mútua cooperação de entidades associativas de interesse social e instituições universitárias para o fomento de pesquisa e a realização de atividades nacionais e internacionais. Desta maneira, o Instituto Anasps já mantém parceria com a Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), com a Universidade Isalud e, no momento, conversa com a Universidad de Alcalá, para ampliar o debate sobre Previdência em outros países.

Além dos membros do NEPATS, estiveram presentes no evento os integrantes da Comissão de Seguridade Social da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), coordenadores dos Núcleos de Práticas Jurídicas junto a Justiça Federal, representantes do UniProjeção, da Faculdade Anasps, da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), e gestores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos potenciais parceiros na busca pela contribuição intelectual para uma Previdência melhor. “Trabalhamos todos em prol de formar uma massa crítica das condições que vêm sendo atropeladas”, argumentou Thaís Maria Riedel de Resende Zuba, presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB.

 

Previdência Social