INSS usará mecanismos para agilizar concessão de benefícios

A partir desta sexta-feira (9), o Instituto Nacional Seguro Social (INSS), estará usando mecanismos para tentar zerar a fila de espera por benefícios. A Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT) determina que unidades da Previdência Social e a administração geral do instituto comece a investir em ações para aperfeiçoar a gestão, aumentar a produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e na conclusão dos requerimentos de reconhecimento inicial de direitos.

A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, trata dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos beneficiários. Apenas casos que tenham pendências de cumprimento de exigência por parte do segurado requerente estariam fora dessa exigência.

Por conta da nova estratégia adotada, a Administração Central do INSS, as superintendências regionais, gerências e agências da Previdência Social terão que reforçar quadros técnicos, logísticos e humanos, para assegurar, de forma permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários da Previdência Social.

Previdência Social